Quebra-Gelo: Como você tem reagido quando as coisas não saem do seu jeito?

Texto: 1 Crônicas 16:27

Introdução: O fruto da alegria! Que fruto tremendo. Não importa quais problemas você tenha, se você tem alegria, ela supera todos eles. Assim como Jesus nos oferece a própria paz que excede todo entendimento, Ele nos oferece uma alegria a respeito da qual as pessoas do mundo nada sabem. Temos uma escolha? Podemos aprender a liberá-la ou suprimi-la. Cremos que se liberarmos a alegria de Deus, ela também libera uma unção que traz refrigério à nossa vida. As manifestações das obras da carne são no plural, pois são ilimitadas e nos mostram como devemos ser vigilantes, e a expressão fruto do Espírito, no singular, pois cada árvore só dá um tipo de fruto segundo a sua espécie. Sendo assim, um cristão não pode ser amoroso e triste, mas amoroso e alegre. Mesmo aqueles que conhecem pouco sobre alegria, por causa da maneira como cresceu, podem aprender sobre esse prazer calmo e alegre. Pois a alegria não é ser uma pessoa que brinca o tempo todo, mas que não se baseia nas circunstâncias para fazer o que é necessário ser feito. Romanos 15:13 diz que, a alegria e a paz encontram-se em crer. Não posso ter alegria sem crer!!!

Vejamos alguns ensinamentos Bíblicos de como dar a partida na nossa alegria:

1) Louve a Deus – Sl 43:4-5 / Sl 32:8
Aleluia!!! Louvemos ao Senhor o nosso Salvador. Ele nos diz que bem no meio do problema, nos cerca com cânticos de livramento. Oh Glórias!!! A opressão e a tristeza não podem ficar perto de quem canta com alegria. O louvor, que é uma expressão de alegria, é filho da gratidão. Já perceberam que quando tiramos a mente dos problemas nos vemos balbuciando ou cantando uma canção? Uma atmosfera positiva, alegre, cheia de encorajamento tira a sua mente do problema, e você acredita que pode vencer o mundo.

2) Estabilidade na dificuldade – Ne 8:10 / 1Jo 4:4
As pessoas infelizes trabalham duro para deixar os outros infelizes. Nós devemos amá-las, orar por elas, mas não deixe que elas roubem a sua alegria. A alegria do Senhor é a nossa força e o nosso testemunho diante das outras pessoas. Precisamos ser permanentes e não esperar terminar estudos, casar, emagrecer, trabalhar, comprar um carro, casa… ou tantas outras coisas, para sermos felizes. Servimos a um Deus do agora. Ele não é um Deus do amanhã ou do ontem. Se eu tenho fé acerca do que possa acontecer amanhã, então agora mesmo posso ter alegria, porque fé é crer em Deus.

3) Relacionamento correto com Deus – Rm 14:17 / Sl 32:1-4
A alegria se baseia em um relacionamento correto com Deus. Muitas pessoas têm um relacionamento com Deus, mas não é um relacionamento certo. Precisamos manter um relacionamento correto com Deus e saber quem somos em Cristo, o que faz com que tenhamos paz e alegria. Fazemos coisas erradas, mas também fazemos muitas coisas certas e se mantivermos o foco nas coisas certas, cremos que elas superarão e vencerão as coisas erradas. É necessário caminhar em concordância com Ele! Se Ele diz que o ama, então você precisa dizer que Ele o ama. Diga o que Deus diz a o seu respeito. Temos de ser rápidos em nos arrepender de todo o pecado que trás peso e tristeza, para manter esse relacionamento correto e desfrutar da verdadeira alegria.

Conclusão: Deus é alegre! A alegria é uma das consequências mais visíveis da plenitude do Espírito Santo em nós. Não importa o que terminou na sua vida, Deus não terminou com você. Se Ele tivesse terminado com você, você não estaria aqui. Lembre-se que, a alegria pode superar todos os seus desânimos e decepções na vida. Tudo o que precisamos fazer é tomar uma decisão correta. Escolha a alegria!

***
Parte do estudo foi pesquisado dos livros:
Joyce Meyer (Segredos Para Uma Vida Excepcional)
No Incondicional Amor de Cristo,
Pastores Rony e Fernanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *