Quebra-Gelo: Para você o que significa perdão?

Texto: Mateus 18:23-35

Introdução: A Bíblia nos ensina que devemos ser imitadores de Cristo, devemos andar como Cristo andou, devemos segui-LO e cumprir com os Seus estatutos e juízos, pois assim seremos Seus discípulos; e a prática do perdão é uma ordenança do Senhor.

Nesse estudo queremos mostrar um pouco das consequências do perdão liberado e de uma mágoa retida:

1) Qual é a dívida maior, a nossa para com Deus ou a de pessoas para conosco? – Is 53:5-7 / Cl 2:13-
14
No Éden o homem pecou desobedecendo a Deus, tornando-se assim separado dEle por conta da transgressão, no entanto Deus no Seu profundo Amor nos proporcionou um meio de redenção. A Bíblia fala que a nossa dívida para com Deus foi paga por Jesus e isso nos tornou livres de qualquer culpa ou sentença.

2) A falta de perdão nos aprisiona e nos dilacera – Sl 32:3 / Mt 18:34
Vemos que por causa da não liberação de uma pequena dívida, se comparado ao que ele devia ao seu senhor, aquele homem foi preso e entregue para ser maltratado. Seu corpo foi oprimido por “tão pouco”.

3) Qual deve ser nossa atitude diante de pessoas que nos feriram ou magoaram? – Mc 11:25-26 / Tg
5:16
O perdão não é um sentimento, é uma atitude. Para alguns é fácil perdoar a quem te magoou, mas para outros, liberar o perdão para quem te feriu é uma barreira que precisa ser rompida, pois a pessoa ferida pensa: como perdoar alguém que me feriu, ou alguém que fez tão mal a mim e até mesmo à minha família?
A Bíblia nos versículos acima nos leciona que, devemos buscar ao Senhor por meio de oração e confessar a Ele o nosso sentimento e que em nós brote o amor e consequentemente o perdão para com aquele que o traiu. Após ter confessado ao Senhor, devemos cumprir a Sua Palavra: devemos procurar a pessoa e declarar o perdão, para que possamos ser libertos e aquela mágoa que tanto apunhalava o nosso coração será sarada. Tantas vezes necessário for, perdoe, perdoe sempre (Mt 18:21 e 22), pois o maior beneficiado é você.

Conclusão: Quando criamos expectativas demasiadas em outras pessoas, é porque nossas expectativas não estão totalmente voltadas para Deus. Pessoas mudam, mas Deus permanece inabalável! Perdoar é uma atitude de que estamos compreendendo a revelação do que é a graça de Deus na nossa vida. Aqueles que experimentam a graça todos os dias, tendo os seus pecados perdoados e já receberam essa revelação no seu espírito, podem agir pelo Espírito. “A chave para perdoar os outros é deixar de se concentrar no que eles lhe fizeram e começar a concentrar-se no que Deus fez por você.” (Max Lucado)

No incondicional amor de Cristo,
Pastores Rony e Fernanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *