Quebra-Gelo: Em que momento da sua vida uma correção lhe ajudou a tomar uma atitude sábia?

Texto: Provérbios 15:22

Introdução: Para que serve a correção? A correção pode eliminar decepções no seu futuro. A correção no momento certo pode livrá-lo de prejuízos futuros, pois traz muitos benefícios. O mundo diz que se conselho fosse bom não seria dado, mas esse ditado não é correto. Como consta do próprio texto acima, ter muitos conselheiros inspirados pela Palavra de Deus pode nos levar a uma vida exitosa. Uma das funções do discipulado é possibilitar a correção. É muito difícil enxergarmos nossos próprios erros, mas para outros, eles são claros. Precisamos dar valor àquilo que Deus está tentando fazer na nossa vida: corrigir todo erro na rota, forjar nosso caráter. E também precisamos aprender a dar valor às pessoas que o Senhor usa para esse fim. Quem o corrige? Quem o instrui? Quem está vendo as suas falhas? Quem está mostrando para você que mudanças são necessárias?

1) As correções devem começar cedo em sua vida – Pv 22:6 / Pv 3:11-12
Se for feita uma boa base, o sucesso futuro será mais fácil. Algumas pessoas foram tão mimadas pelos pais que se tornaram rebeldes ao invés de obedientes.
Comece cedo a amar a disciplina e a correção na vida cristã, pois quanto mais cedo for disciplinado, corrigido, mais rapidamente estará preparado para enfrentar situações adversas. Ame a disciplina. Muita gente se perdeu por não ter atendido a correção no momento oportuno. As correções têm começado cedo em sua vida?

2) Não resista a correção, todos nós precisamos passar pela senda da humilhação – Ap 3:19 / Dt 5:6
Se você está sendo humilhado, anime-se: está chegando o dia da exaltação. Hamã planejou para si um dia de glória enquanto humilhava Mardoqueu. Mas Deus reverteu o quadro e ele foi o instrumento da exaltação daquele que era seu inimigo. Esse caminho entre a humilhação e a exaltação não acaba nunca. Moisés entrou no deserto como filho da filha de Faraó e saiu como um homem que admitia não saber nem como falar. Depois de um longo processo, ele entendeu o valor da correção.

3) Compreender que nem toda palavra dura é dita sem amor – Pv 15:1 / João 2:13-16
Corrigir foi a maior parte do Ministério de Jesus. Muitas passagens Bíblicas mostram Jesus corrigindo as pessoas. Talvez a mais conhecida seja Sua ação diante dos mercadores no Templo. Muitas vezes os Evangelhos citam as advertências que fazia aos fariseus, aos escribas, ao povo, aos discípulos. Devemos corrigir com brandura e também aprender a absorver as correções que recebemos ao invés de buscarmos justificativas para as nossas resistências. Deus não é só amor, é também fogo consumidor. Jesus chamou alguns de raça de víboras. Em nenhum momento Ele se omitiu em disciplinar.

4) Reconhecer áreas da vida que precisam de mudança – Rm 7:19-20 / Tg 5:16
Paulo entendeu a forma de Deus gerir a nossa vida: disciplina, correção. Deus o amava tanto que lhe deixou cego por um tempo. O amor de Deus o corrigiu. De perseguidor da igreja, passou a perseguido. Depois da sua correção, ele passou a considerar tudo o que era e tudo o que sabia como nada diante da sublimidade da Glória de Deus. Alguns só reconhecerão o poder de Deus depois de serem seriamente confrontados. Se você é filho, Deus tem os meios necessários para atingir o seu coração.

5) Congregar tem também essa função de corrigir – Hb 10:25 / Pv 1:7
Não deixemos de congregar!!! Algumas pessoas evitam congregar, não querem a comunhão, pois temem ser contrariadas. O individualista vai contra a sabedoria. Muitas vezes, a solidão reflete também certo orgulho. Se você tem uma pontinha de soberba, será resistido por Deus. Mas quando somos corrigidos ou corrigimos em amor, crescemos em humildade e atraímos o favor do Senhor para nós.

Conclusão: Vivemos uma época em que as coisas mudam muito rápidas, e essa rapidez muitas vezes pode nos cegar. Por isso é muito importante ter a ajuda de Deus ou de uma pessoa a quem Ele deseja usar em nosso favor. Talvez este seja um grande milagre: parar para dar ouvidos a alguém. Nunca houve um tempo em que fosse tão visível a correção de Deus. Por um lado, o pecado tem aumentado. Por outro, Deus tem corrigido os Seus filhos de uma maneira singular.

Como você tem recebido a repreensão? Só se tornará sábio aquele que decidir receber a repreensão. É preciso ter emoções equilibradas para receber instruções, quem tem bom coração está disposto a ouvir, a entender, a mudar.

No incondicional amor de Cristo,
Pastores Rony e Fernanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *